sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bristol-Myers Squibb (NYSE: BMY) anunciou, em 14 de maio de 2009, resultados provisórios dos estudos de fase II de SPRYCEL® (dasatinib) que demonstram que a droga pode ter potencial como tratamento para o câncer de próstata avançado.

Os dados serão apresentados na totalidade no Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) que começará no dia 29 de Maio a 2 de Junho em Orlando, Florida.
O estudo de fase II de SPRYCEL está indicado atualmente para o tratamento em adultos com resistência ou intolerância à terapia prévia para a leucemia mieloide crônica (CML) ou leucemia limfoblástica aguda cromossomo Philadelphia positivo .
O estudo de fase II com SPRYCEL (CA180-085 e CA180-086) será apresentado no ASCO com potencial de SPRYCEL ser um tratamento para o câncer de próstata para pacientes resistentes a castração (CRPC). Os dados destes estudos suportam a base racional para o estudo global em curso na fase III (CA180-227) dos homens resistentes a castração (CRPC) tratados com a combinação de SPRYCEL e o padrão atual de docetaxel .
Este estudo, em curso de fase III, está recrutando atualmente pacientes nos Estados Unidos, no México, na Austrália, no Canadá, na África do Sul e nos países da Europa, Ásia e na América do Sul. As informações adicionais sobre o estudo está disponível no site www.clinicaltrials.gov
SPRYCEL é o inibidor da Tyrosina Kinase SRC/ABL mais avançado clinicamente, com eficácia e segurança demonstradas nos pacientes com tumores sólidos.”
Em um estudo em andamento com SPRYCEL como agente único (CA180-085) que examina três regimes de dose em pacientes resistentes a castração (CRPC), foi avaliada a atividade clínica preliminar (tumor e resposta no câncer de próstata com antígeno específico (PSA), e a diminuição da massa óssea) que eram similares nos pacientes que recebem a dose uma vez ao dia ou duas vezes por dia de SPRYCEL.
Em outro estudo auxiliar com docetaxel (CA180-086), as combinações foram bem toleradas e sem as interações. Uma atividade clínica encorajadora mais adicional foi relatada igualmente. A maioria de eventos adversos comuns são de grau 1 ou 2 no CRPC e estudam fadiga, dor de cabeça, diarreia e náusea incluídas. Classificaram-se como evento adversos, astenia incluindo grau 3 ou 4, dispnéia e três casos da efusão pleural.
Em modelos pré-clínicos, com Tyrosina Kinase SRC e em quinase relacionadas (quinase da família de SRC (SFK), foram identificados como mediadores centrais oncogênicos para desenvolvimento de processos metastáticos e são um alvo terapêutico potencial em tumores sólidos. Dado seu papel fundamental nestes processos, a inibição da quinase SRC pode ter o potencial para a atividade terapêutica larga nos pacientes com câncer SRC dependentes.
“O programa do ensaio clínico é centrado sobre os tipos do tumor onde SRC e SFK teem um papel fundamental em promover o crescimento e metástases de tumores,” disse o Dr. Shapiro.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O FDA, Genentech e OSI Pharmaceuticals relataram que Tarceva (erlotinib), podem causar sérios problemas de saúde.

Em estudos de pós-marketing, foram observados eventos adversos com Tarceva (erlotinib) como perfuração gastrointestinal que causaram algumas mortes, problemas de pele sugerindo "Síndrome de Stevens-Johnson, necrose epidérmica e desordens oculares.
Tarceva está indicado em monoterapia para câncer de pulmão localmente avançado ou metastático e em câncer de pulmão de não pequenas células (NSCLC) em quem a terapia prévia falhou, assim como para o tratamento first-line do câncer pancreático localmente avançado, não rececável ou metastático, em combinação com Gemzar (gemcitabine) de Eli Lilly.